É proibida a venda do Recibo de Contribuição a menores de 16 anos - Art. 3º, I do Código Civil.


A ADEVIR: É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, foi fundada em 15 de novembro de 2000 por um total de oito deficientes visuais que buscavam melhores dias para suas vidas, e conseqüentemente políticas públicas que disponibilizassem aos cegos da região de Irecê as mesmas oportunidades que os ditos normais tiveram e têm nos dias de hoje. 

Os sócios fundadores da ADEVIR foram os seguintes: 

Líbia Patrícia Lopes Dourado, Maria Margarida da Silva, Jacione Pereira dos Santos, Regina Lúcia Aquino Dourado, Herivando Martins de Medeiros, Raimundo Nonato da Silva, João Batista Oliveira da Silva e João Batista Cordeiro da Silva. 

A ADEVIR surgiu no sertão da Bahia como pioneira em defender as causas dos cegos e, por conseguinte as 
pessoas que possuem baixa visão, propondo aos poderes públicos vagas em instituições escolares públicas trazendo um novo alento àqueles que por muito tempo viveram no mais profundo processo de exclusão. Desse modo com o surgimento da ADEVIR nunca mais a vida das pessoas com deficiência visual de nossa região foi a mesma, pois a ADEVIR representa a tribuna aonde o cego têm vez e voz e esse direito se expandirá por toda a sociedade regional ireceense. 

A ADEVIR tem em seu quadro de sócios hoje mais de 70 (setenta) membros entre cegos e portadores de baixa visão procedentes de toda a micro-região de Irecê, oferecendo aos mesmos, atividades que lhes permita modificar a sua vida, tornando-os sujeitos mais ativos, críticos e prósperos do ponto de vista humano; por isso alguém que entra na ADEVIR jamais será o mesmo. 

Com a criação da ADEVIR a educação especial da região de Irecê tomou um novo rumo, pois as escolas 
públicas abriram suas portas para receber as pessoas com deficiência visual e logo a seguir as outras necessidades educativas especiais. Do ponto de vista de educação especial a ADEVIR é um divisor de águas nesse seguimento na região de Irecê, pois foi ela a primeira entidade a provocar os poderes públicos para uma nova realidade que a região vivia. 

A ADEVIR se apresentou no espaço social com o intuito de combater o preconceito, a discriminação e a exclusão social que os cegos da região de Irecê se encontravam, e assim será por toda sua existência uma lutadora por uma sociedade que vê no outro alguém igual a si mesmo. 

“O maior problema do cego não é a cegueira e sim a idéia que a sociedade faz do cego” (Hellen Keller). 
 
 
 
 

Comprando este Recibo de Contribuição, você concorre a prêmios e cede 100% do resgate à ADEVIR - Associação de deficientes visuais de Irecê e região para ajudar no desenvolvimento dos projetos sociais. 

ONDE ESTAMOS: 
Av. Tertuliano Cambuí, 357 C - Térreo 
Centro - Irecê, Bahia 

ATENDIMENTO:   
(74) 3641-5242